segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Off-set x Digital


Muito já ouvi se o digital vai substituir o offset, se vai chegar ao custo de ser competitivo em tiragens maiores e ai por diante... Devo confessar ser muito mais apresentável uma maquina impressora offset puxando folha à 15 mil por hora do que uma impressora digital imprimindo variáveis em suas melhores velocidades, certo dia meu pai, metalúrgico aposentado, passeando pela gráfica soltou a pérola: mais isso aqui sim é uma máquina, aquilo ai é uma impressora de computador melhorada.

Obvio que a impressão digital é muito produtiva, para o que foi concebida, diminui o tempo entre o sim do cliente e o material chegar na empresa dele de dias para algumas horas. Trabalhos que seriam incompatíveis em offset geram bons lucros para gráficas que agregam esta atividade. Aqui em nossa gráfica, por exemplo, 25% de tudo que se produz ( entenda aqui dinheiro que entra no bolso) já é digital; tiragens pequenas, dados variáveis, livros em pequenas tiragens – em era de e-books, mil ou dois mil livros já não são tão pequenas assim – são impressos em altíssima qualidade, eliminado etapas de acabamento e reduzindo tempo de produção ( leia nosso artigo sobre produtividade)

Uma coisa é inegável: todos os meios que brigaram com a tecnologia perderam:       vinil x cd x mp3, câmera filme x câmera digital x celular, taxis x uber - melhor parar com os exemplos... O importante e que pouca gente enxerga é que a impressão offset e sua cadeia de produção (pré e pós impressão) ainda carrega muita tecnologia embarcada (não estou falando de máquinas com projeto da década de 70 ok ?, apesar que naquela época as músicas eram muito melhores que as de hoje) enquanto se monta uma gráfica digital com cem ou cento e cinqüenta mil reais; na gráfica offset investe-se este mesmo valor apenas em software.

O que todas as gráficas deveriam entender é: não importa a cor do gato, desde que ele pegue o rato – não importa se vai ser um ponto de tinta aplicada no papel por um sistema de contra-grafismo baseado em óleo-água ou se vai ser um ponto de toner, seco ou líquido, transferido eletrostaticamente para o papel. Venda esta folha impressa logo pro seu cliente, antes que isto também mude.

 

Um grande abraço digital à todos

Gráfica e Editora 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário